Em meio ao desastre do Rio Taquari, ‘nasce’ o Payaguás do Xarayés

0

Um reportagem do Campo Grande News, publicada essa semana, mostra que na região do Taquari um novo bioma vem se formando:

“Falar no desastre do Rio Taquari é tocar um assunto que muitos dizem conhecer. Afinal, já são quase 40 anos de notícias sobre como o assoreamento fez trechos do curso d’água, um dos mais piscosos de Mato Grosso do Sul, simplesmente desaparecer. O fenômeno, porém, é mais dinâmico e bem menos simplista, e conta com aspectos nem sempre devidamente abordados: entre eles, o fato de ocorrer ali um processo geológico que pode, sim, ter sido acelerado pelo homem; e a luta da natureza para “dar seu jeito”, sobreviver e se readaptar, alterando 1,3 milhão de hectares do ecossistema e quase criando um “novo bioma” (termo visto com cautela por especialistas).” (…)

“Alagado – Se o rio secou de um lado, do outro fez surgir o que passou a ser chamado de “Payaguás do Xarayés”: um delta alagado de 1,3 milhão de hectares transparentes, com vegetação e fauna que se modificaram –com a substituição de espécies dominantes por outras mais adaptadas à nova condição do solo– e criaram paisagens que se assemelham a atrativos como Bonito. E que agora uma corrente de produtores, ambientalistas e pesquisadores defende analisar sob a ótica do aproveitamento econômico. Sai a pecuária, sinônimo de riqueza e das grandes fazendas no passado, para que atividades como o turismo sustentável ocupe o espaço.”

Confira a matéria completa no site do Campo Grande News.

Related Posts

Documenta Pantanal
Proudly powered by WordPress | Theme: Shree Clean by Canyon Themes.