O Pantanal e seu regime hidrológico

0

O Pantanal situa-se em uma grande depressão na porção central da América do Sul, drenada pelo rio Paraguai e seus tributários cujas cabeceiras estão localizadas no Brasil, na Bolívia e no Paraguai. Essa região vem sendo preenchida, nos últimos milhares de anos, por sedimentos arenosos Plio-pleistocênicos trazidos das terras altas no seu entorno, formando um grande delta interior pela justaposição de vários leques aluviais. Mudanças climáticas ocorridas nos últimos milhares de anos, com alternância de períodos úmidos e secos, foram muito importantes para na configuração da planície pantaneira, que pode ser reconstituída por meio dos diversos estudos hidrológicos, geológicos e geomorfológicos já realizados na região.

A multiplicidade de fatores, hidrológicos, geológicos, geomorfológicos, pedológicos, topográficos e climáticos, em diferentes escalas temporal e espacial, que intervém no Pantanal é evidenciada pela existência de várias propostas de regionalização ou reconhecimento de sub-regiões no Pantanal, ou, como muitos dizem, pela existência de “vários Pantanais”, cada qual com as suas características próprias.

Leia na íntegra o texto do Prof. Dr. Sandro Menezes Silva, Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados – MS:

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Documenta Pantanal
Proudly powered by WordPress | Theme: Shree Clean by Canyon Themes.