Coronavírus: entendendo melhor sobre o COVID-19 e sua relação com o Pantanal

0

Vivemos uma pandemia causada pelo surto do novo Coronavírus, o COVID-19. Importante esclarecer que existem outros tipos de Coronavírus, já existentes em animais, mas o COVID-19, que é um tipo de vírus que se prolifera em seres humanos, é completamente diferente. Há uma relação muito íntima entre o surgimento do novo vírus em humanos e o consumo de animais silvestres, inclusive aqui no Brasil.

Origem e transmissão

O surto começou na China e segundo especulações, surgiu através do consumo de carne de animais silvestres, como: pangolim, morcego, etc. A facilidade de transmissão do vírus levou a OMS (Organização Mundial de Saúde) a declarar uma pandemia. Sua transmissão é bastante simples, podendo ser pelo ar, contato humano, saliva, etc e por esse motivo, as principais preocupações de contaminação são: idosos e grupos de risco, que incluem diabéticos, hipertensos, entre outros. Sua taxa de transmissão é muito alta, mas felizmente a taxa de mortalidade é baixa, sendo menor do que 4%!

Autor: desconhecido/Wikimedia Commons – Morcego

Principais sintomas do COVID-19

Como se prevenir?

É importante evitar multidões e aglomerações! Quanto menos contato físico, melhor. Quando tossir, cobrir a boca com o braço e sempre lavar as mãos. O uso de álcool em gel é fundamental.

Também é natural que a população desperte um sentimento de pânico, principalmente depois da declaração de uma pandemia. Porém, é importante e essencial manter a calma. Evite exageros quando for comprar alimentos e mantimentos, principalmente os perecíveis. Além de aumentar o preço dos produtos, podem estragar e você ainda diminui a oportunidades de outras pessoas comprarem também.

É importante confirmar notícias e informações antes de repassá-las, mas é sim importante divulgar informações úteis. Conhecimento é nossa maior arma contra a pandemia.

Você precisa utilizar transporte público? Olha só algumas dicas para não se infectar:

Doenças humanas e especismo no Pantanal

Já deu para entender que o Coronavírus é extremamente preocupante e seus cuidados devem ser levados muito a sério! Mas o qual a relação com o Pantanal?

No bioma, algumas pessoas apreciam a carne de caça na alimentação, dentre elas, a carne de tatu. Alguns estudos recentes afirmam que a ingestão dessa carne pode estar relacionada com a incidência de uma doença de pele conhecida como hanseníase (ou lepra). O estudo publicado na revista PLoS Neglected Tropical Diseases, por exemplo, adverte contra a prática. A pesquisa sugere uma forte relação entre a caça, o manejo e a ingestão desses animais e a contração da doença.

Foto: Gustavo Figueiroa/Tatu-galinha

Na natureza, é comum que um vírus passe de uma espécie não-humana para outra, mas é difícil que chegue naturalmente nos seres humanos. No entanto, quando esses animais são manipulados ou consumidos por nós, aumentamos as chances de sermos infectados.

Muitos dos vírus que causam doenças em humanos se originam em animais, como por exemplo:

  • Influenza: aves e porcos;
  • HIV: chimpanzés;
  • Ebola: morcego;
  • Coronavírus: morcego e pangolim;
  • Hanseníase: tatu.

Seja em qualquer região, é importante alertar sobre os riscos da caça e do consumo da carne de animais silvestres. A conservação desses animais vai muito além da proteção da fauna, também impacta diretamente na saúde humana!

Conscientização

Isso tudo nos leva a um único caminho: a conscientização. Educar e conscientizar as pessoas sobre o consumo de animais silvestres é fundamental para o entendimento do perigo à saúde do ser humano e também para o combate da caça e comércio ilegal dos animais, que infelizmente vem crescendo muito em todo o mundo!

Muitas pessoas se perguntam quando poderemos voltar nossas vidas ao normal, mas, será que devemos voltar a que era antes? O normal que vivíamos nos levou a essa crise ambiental e sanitária. Talvez seja a hora de repensarmos em um novo modo de vida de agora em diante. Viveremos tempos difíceis pela frente, que com certeza mudarão nosso estilo de vida.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Documenta Pantanal
Proudly powered by WordPress | Theme: Shree Clean by Canyon Themes.