.

0

Dia Nacional de Defesa da Fauna

O Brasil é destaque mundial pela sua biodiversidade, com estimativas que apontam para a existência de 170 e 210 mil espécies, com projeções que apontam para um total aproximado de 1,8 milhão de espécies. Só de Vertebrados, grupo de animais mais conhecido pelas pessoas em geral, são cerca de 8 mil espécies, enquanto entre os Invertebrados, insetos, aranhas, caramujos e lesmas, por exemplo, são em torno de 140 mil espécies registradas. Com as espécies da flora, acredita-se que o Brasil reúna cerca de 10% de todas as espécies conhecidas do planeta, rendendo ao país o título de “megadiverso”. Somos o primeiro país do mundo em riqueza de primatas, segundo em espécies de anfíbios, terceiro em espécies de aves e o quinto em espécies de répteis, apenas para mencionar alguns dos títulos que a fauna brasileira detém.

No dia 22 de setembro é comemorado o “Dia Nacional de Defesa da Fauna Brasileira”, ou simplesmente, Dia de Defesa da Fauna, pois foi o dia em que o Diário Oficial da União publicou um decreto presidencial que definiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) como órgão responsável pela implementação da convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), estabelecido em 3 de março de 1973; o Brasil passou a ser signatário desse tratado a partir de 1975.


E hoje, no Dia Nacional de Defesa da Fauna – 22 de setembro – lançamos a Aula Pantaneira do Prof. Sandro Menezes Silva ensinando sobre a Fauna de Invertebrados .

O conhecimento é a maior viagem! 


Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Documenta Pantanal
Proudly powered by WordPress | Theme: Shree Clean by Canyon Themes.