Dia da criação do IBAMA

0

📷 @lalodealmeida

O Ibama foi criado em 22 de fevereiro de 1989 com o intuito de integrar a gestão ambiental no país. Ele surgiu por meio da fusão de quatro órgãos: a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), a Superintendência de Pesca (Sudepe) e a Superintendência da Borracha (Sudhevea).

É o Ibama, por exemplo, que fiscaliza empreendimentos que trabalham com venda e criação de espécies silvestres, garantindo, por exemplo, que não haja tráfico e maus tratos aos animais. O Ibama pode aplicar multas, sanções e até mesmo realizar apreensões quando constatadas irregularidades.

Em 2020, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que é o centro especializado dentro da estrutura do Ibama responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, atuou no combate ao fogo no Pantanal.

Foto: Lalo de Almeida

Além disso, o instituto também cria campanhas de educação ambiental, informando a população a respeito da importância de protegermos nossos recursos naturais.

De acordo com a Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações”.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Documenta Pantanal
Proudly powered by WordPress | Theme: Shree Clean by Canyon Themes.