Artistas Pelo Pantanal

0

Os incêndios que se alastraram pelo Pantanal em 2020 fizeram estragos sem precedentes. Quando os focos foram controlados, haviam sido consum- idos 4 milhões de hectares, ou 26% do território. O fogo mobilizou imediatamente as organizações e redes que trabalham pela proteção do bioma, em projetos de preservação, documentação, difusão e busca de soluções e boas práticas. Além de ações emergenciais, ficou clara a necessidade de for- talecer mecanismos permanentes de combate ao fogo, em especial as brigadas voluntárias locais.

É esse o foco da missão encampada pelo Documenta Pantanal para dar suporte à rede SOS Pantanal: reunir um conjunto de obras de artistas que, sensi- bilizados pela situação do bioma, se dispuseram a ajudar a viabilizar um apoio substancial às brigadas pantaneiras.

O fruto inicial do projeto ARTISTAS PELO PANTANAL está aqui: são 45 trabalhos de 42 artistas proemi- nentes na cena contemporânea brasileira e com projeção internacional. Foram doados integral- mente pelos artistas, e suas galerias abriram mão de comissionamentos e exclusividades. Obras de arte, da mais alta qualidade, agora são uma opor- tunidade de fazer diferença na luta pela proteção dos povos, da flora e da fauna do Pantanal.

Todo o valor apurado nas vendas será usado pelo SOS Pantanal para equipar, formar e manter quatorze brigadas voluntárias anti-incêndio em diferentes regiões pantaneiras, ao longo de pelo menos três anos. Adquirir essas obras, assim, é integrar-se a uma rede solidária para aumentar a capacidade instalada local de frear o avanço das chamas no Pantanal – em um futuro que, com a estiagem continuada da seca plurianual, pode estar muito próximo.

Um bocaiuval será plantado na Escola Jatobazin- ho, à beira do rio Paraguai, para homenagear cada pessoa envolvida nesse esforço: artistas, galeristas, equipe de apoio e compradores.

A vocês, nosso muito obrigado.

Para acessar o catálogo , acesse aqui

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Documenta Pantanal
Proudly powered by WordPress | Theme: Shree Clean by Canyon Themes.