Pantanal, de João Farkas

O fotógrafo João Farkas tem uma longa história com o Pantanal. Habituado a revelar as belezas da região, ele compartilhou uma reflexão sobre o cenário desolador diante das queimadas:

“O Pantanal está sendo vítima da ação humana, seja em relação ao clima, seja em relação ao solo e outras questões, é o tal do antropoceno, era em que a gente vive e na qual o homem conseguiu um poder enorme de alterar a paisagem e o meio ambiente com consequências por vezes muito perigosas. Então, acho que o Pantanal é um alerta do que a gente está fazendo com o planeta.”

Em setembro, Farkas lançou pela Edições Sesc SP o livro “Pantanal”, com 80 imagens que revelam um dos biomas mais importantes do nosso país. Assista mais no vídeo abaixo:

O regime de inundações pantaneiras determina uma beleza natural monumental e, também, o ritmo de uma heterogênea vida silvestre. Água, terra, vegetação nativa e animais.  Minérios, fogo e poeira, plantio e pasto.

Tudo isso está no retrato atualíssimo que João Farkas faz do Pantanal. O bioma aparece aqui em toda sua majestade, em imagens panorâmicas que se mesclam a retratos de pantaneiros, árvores e animais.

Com tiragem de 1,5 mil exemplares, o livro PANTANAL , acompanhará as mostras e exposições de fotografias.

Uma edição fotográfica de 160 páginas, impresso em 5 cores, em formato 50 x 35cm aberto, com desenho do estúdio Máquina Estúdio sob a responsabilidade de Kiko Farkas foi finalizado em 2020.

Além da venda em livraria e de acompanharem cada mostra e exposição, parte de seus exemplares será doada a bibliotecas públicas.

O Livro lançado em Novembro de 2020 – pode ser adquirido no site do Sesc Edições .

Escute aqui a audiodescrição do Livro Pantanal – Acessibilidade

Documenta Pantanal
Proudly powered by WordPress | Theme: Shree Clean by Canyon Themes.