Confira abaixo a TOUR VIRTUAL DA EXPOSIÇÃO realizada pelo Documenta Pantanal em parceria com o Instituto Tomie Ohtake. Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra reuniu fotografias de Lalo de Almeida e Luciano Candisani, além de apresentar mapas, livros, infográficos e uma sala de vídeos que auxiliam a compor um panorama potente do Pantanal e de suas urgências.
Água
Pantanal
Fogo
Tour virtual
Clique no ícone abaixo e baixe o Encarte da exposição em PDF
Clique e arraste a imagem para explorar os espaços da exposição, virtualmente.
Para melhor experiência, clique no ícone fullscreen .
Mônica Guimarães e Teresa Cristina Ralston Bracher
Documenta Pantanal
Por que o Pantanal, esse mundo de águas, passou a queimar diante de nossos olhos? Por que os rios do Pantanal, que há séculos alimentam um verdadeiro mar de dentro a cada cheia, agora estancam, assoreados, impedidos de dar curso à navegação fluvial e inutilizando as terras antes férteis à sua volta?
São duas perguntas que nós, pantaneiros de nascença ou por opção, nos fazemos a todo instante. Para nossa sorte, não só nós. A força de nutrir e destruir desses elementos-chave e as formas como passam a se manifestar, ao cabo de uma longa história de agressão, são temas que mobilizaram a atenção de dois dos maiores fotógrafos em ação no Brasil hoje: Lalo de Almeida e Luciano Candisani. Foi a sensibilidade de Eder Chiodetto, curador e idealizador desta exposição – outra sorte –, que permitiu colocá-los em diálogo para compor um panorama potente do Pantanal e de suas urgências.
Contando com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, a parceria dos patrocinadores e o entusiasmo do Instituto Tomie Ohtake, Água Pantanal Fogo não é só um alerta, mas também uma introdução às particularidades do bioma pantaneiro. Informações e uma Biblioteca Aberta sobre o Pantanal, disponível no espaço expositivo, enriquecem ainda mais a leitura de imagens que falam por si mesmas.
A crença no poder da documentação de alertar, sensibilizar e mobilizar públicos amplos no Brasil e no mundo move o Documenta Pantanal. Ao longo de seus cinco anos de existência, a iniciativa vem se empenhando em apontar os efeitos das mudanças climáticas e da ação humana sobre o bioma em filmes, livros e campanhas, entre outras ações.
É sabido que a conservação do Pantanal passa pela prevenção e controle dos fatores que ameaçam sua integridade. Em dezembro último, foi sancionada a primeira Lei do Pantanal, que abre uma fenda importante para a proteção do bioma e o uso sustentável de seus recursos.
Cabe a nós seguir fazendo perguntas e buscando respostas.
Lalo de almeida
e Luciano candisani
curadoria eder chiodetto
O Pantanal não tem uma paisagem única; ele é um rico mosaico natural que atesta a influência de diferentes biomas brasileiros. Quer saber mais?