DI
FUN
DIR

Web-séries

Coleções de vídeos curtos dedicam-se a explicar as características fundamentais do Pantanal e a apresentar uma diversidade de artistas locais.

Aulas
pantaneiras

Em falas curtas e claras, ilustradas com imagens e mapas, o biólogo Sandro Menezes Silva apresenta elementos definidores do relevo, do clima e da vida no bioma. Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), Sandro integra o núcleo organizador do Documenta. As aulas estão disponíveis também em texto; use os links para acessá-los.

CULINÁRIA

A aula pantaneira de hoje promete dar água na boca!

A culinária pantaneira tem suas raízes nas influências dos povos originários, dos ibéricos e dos bandeirantes que passaram pela região. Além dessas influências, a tradição construída ao longo do tempo, baseada na pecuária e suas particularidades, também tem um papel fundamental. Os principais ingredientes da cozinha pantaneira incluem frutos, pescado e mandioca, que juntos formam a base de muitos pratos típicos.
A bebida tradicional Tereré também é um ícone da culinária do Pantanal, considerada um marco da região. Para conhecer mais sobre a história da culinária pantaneira e os famosos pratos típicos do Pantanal, confira a aula com o Professor Sandro Menezes Silva.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Nessa Aula Pantaneira, o Professor Sandro Menezes Silva, explica todo o contexto das Mudanças Climáticas – um fenômeno que, embora faça parte da história natural da Terra, tem sido intensificado pelas ações humanas desde a Revolução Industrial. Aborda também os efeitos dessas mudanças no Pantanal, como secas, incêndios florestais e perda de biodiversidade e destaca a importância de compreender e enfrentar as mudanças climáticas para proteger o planeta e o Pantanal para a sobrevivência humana.

DESMATAMENTO NO PANTANAL

O desmatamento é um tema da pauta ambiental que chama bastante a atenção das pessoas, pois permite estabelecer uma conexão direta entre as atividades humanas e seus impactos devido à destruição dos ambientes naturais.

Quer entender mais sobre o desmatamento no Pantanal, confira a Aula Pantaneira de hoje com o Professor Sandro Menezes Silva.

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Você sabe quanto custa o Pantanal?
Sim, o Pantanal tem um valor. O bioma oferece serviços ecossistêmicos indispensáveis ao desenvolvimento e à sobrevivência não somente humana, como de toda a biodiversidade. A valoração dos serviços ecossistêmicos e o desenvolvimento de políticas públicas para garantir a conservação desses serviços é um dos maiores desafios da atualidade. Quer entender melhor esse assunto e aprender tudo sobre os serviços ecossistêmicos e o Pantanal? Confira a aula pantaneira com o professor Sandro Menezes Silva.

Brigadas Pantaneiras

A suscetibilidade ao fogo entre as diferentes paisagens no Pantanal é variada, e relaciona- se à quantidade de biomassa desvitalizada, à duração e intensidade das inundações e à proximidade de corpos d’água, além, obviamente, das fontes de combustão. Os efeitos do fogo, tanto sobre a bioma como na vida dos pantaneiros, são dependentes da frequência e intensidade com que ocorrem as queimadas. Confira a última aula da temporada com o Professor Sandro Menezes Silva sobre as Brigadas Pantaneiras.

Abobral, Aquidauana e Miranda

O Pantanal é uma região não apenas rica em biodiversidade, como em diferentes fitofisionomias e paisagens. Confira nessa aula com o professor Sandro Menezes Silva sobre três regiões do Pantanal que levam os nomes de importantes rios: Abobral, Miranda e Aquidauana.

Nabileque e Porto Murtinho

As regiões do Nabileque e de Porto Murtinho localizam-se na porção sul do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e têm algumas características comuns, motivo pelo qual são tratadas de forma conjunta nessa aula. Juntas, as duas totalizam pouco mais de 12% da planície pantaneira.

paraguai

O nome Paraguai está muito associado ao Pantanal, pois é o nome do principal rio da região, da bacia hidrográfica na qual está incluída a planície pantaneira, e de um dos países sul-americanos que têm parte do seu território no Pantanal. Paraguai também é o nome de uma das regiões reconhecidas para o Pantanal, que cobre a parte do rio que recebe os principais rios formadores do Pantanal, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

cáceres

O Pantanal de Cáceres fica totalmente localizado no estado do Mato Grosso e representa aproximadamente 9% da planície pantaneira.

Quer conhecer mais sobre as características da região? Vem assistir a Aula Pantaneira de hoje com o professor Sandro Menezes Silva.

POCONÉ

A Aula Pantaneira de hoje é sobre o Pantanal de Poconé.

O município de Poconé, que dá nome à região, é considerado o portão de entrada do pantanal de Poconé, pois é nele que inicia a rodovia Transpantaneira, ligando as cidades de Poconé à localidade de Porto Jofre.

Quer conhecer mais sobre as características da região?

Vem assistir a Aula Pantaneira de hoje!

BARÃO DE MELGAÇO

Você conhece a região de Barão de Melgaço?

Localizada na parte nordeste da planície pantaneira a região fica inteiramente no estado do Mato Grosso, sendo um pouco mais de 13% do Pantanal.

PAIAGUÁS

A Aula Pantaneira de hoje é sobre a região do Paiaguás. O Pantanal do Paiaguás está localizado no estado do Mato Grosso do Sul e é uma das maiores regiões do Pantanal, totalizando cerca de 20% da planície pantaneira.

A região tem uma grande influência do Rio Taquari, que é um dos rios mais importantes do Pantanal.

NHECOLÂNDIA

A primeira região do Pantanal que iremos nos adentrar de maneira mais aprofundada é a Nhecolândia.

Vem saber um pouco mais sobre essa área!

REGIÕES DO PANTANAL

O Pantanal é subdividido em diferentes regiões. A área Pantaneira é bastante diversa do ponto de vista ambiental. A divisão mais conhecida e mais usual é a que propõe 11 Pantanais na planície Pantaneira.

Quer saber mais sobre esse tema? Vem assistir a aula de hoje!

ATUAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NA ÁREA AMBIENTAL NO PANTANAL

A atuação do terceiro setor na área ambiental no Pantanal é fundamental para a preservação da região. Quer saber mais sobre algumas das instituições que trabalham pela garantia da conservação do patrimônio natural pantaneiro? Então vem assistir a aula de hoje.

RECUPERAÇÃO DO PANTANAL APÓS OS INCÊNDIOS DE 2020 E 2021

Você sabe o que aconteceu após os incêndios que assolaram o Pantanal em 2020 e 2021? Cerca de 30% do Pantanal foi afetado pelo fogo.
Houve uma grande mobilização institucional e um conjunto de ações para atacar de forma mais rápida esses focos de incêndios.

AS AVULSÕES E A DINÂMICA DOS RIOS DO PANTANAL

Você sabe o que são as avulsões? Os rios no Pantanal possuem dinâmicas bastante específicas. Nessa aula, o professor Sandro Menezes Silva se aprofunda no conteúdo das bacias hidrográficas.

O Aproveitamento Hidrelétrico na Bacia do Alto Paraguai e o Pantanal

Quantas existem na BAP? Quais seus impactos na região? E os impactos na economia da região? Descubra nessa Aula Pantaneira

Produção de Natureza no Pantanal

Esse conceito entende que a conservação é um tipo de produção, oferecida pelas áreas naturais protegidas àquelas pessoas que buscam contato com a natureza. Entenda mais aqui.

Conservação em Áreas Privadas no Pantanal

As RPPN no Brasil e as RNP no Paraguai são áreas protegidas privadas que garantem a proteção da biodiversidade. Saiba mais…

A Pecuária no Pantanal

Entenda mais dessa atividade que é praticada no Pantanal há quase 300 anos.

O Turismo no Pantanal

Em que época teve início? Quais melhores épocas do ano para se visitar? Entenda mais aqui

OS PEIXES E A PESCA no Pantanal

Estima-se que ocorram cerca de 270 a 330 espécies na bacia do Alto Paraguai, planície e planalto. Saiba mais aqui

A Onça-pintada no Pantanal

Hoje retomamos a 4ª temporada das Aulas Pantaneiras falando sobre a onça-pintada no Pantanal.

ETNOBOTÂNICA E O PANTANAL

Hoje encerramos a segunda temporada das Aulas Pantaneiras com o professor Sandro nos explicando sobre essa área de conhecimento.

As Principais Ameaças ao Pantanal

Apesar de permear no imaginário da população que o Pantanal é um paraíso intocado, isso não corresponde à realidade. Conheça os riscos que o bioma enfrenta.

Unidades de Conservação do Pantanal

Entenda o que são e qual a finalidade das unidades de área protegida da Bacia do Alto Paraguai 

A OCUPAÇÃO HUMANA NO PANTANAL

Entenda as diferenças sobre a ocupação de grupos humanos registrados  na região pantaneira nos últimos milhares de anos.

O RIO TAQUARI E O PANTANAL

Saiba sobre as características e ameaças do rio que é o principal formador do Pantanal.

o RIO PARAGUAI E O PANTANAL

O leito do Rio Paraguai atravessa o Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina e funciona como meio de integração entre esses países .

HIDROGRAFIA DO PANTANAL

Entenda melhor sobre a configuração dos rios na maior planície inundável do Planeta.

O Regime Hidrológico do Pantanal

O regime hidrológico é uma espécie de assinatura de um rio. Entenda melhor como funcionam os Corixos, Vazantes e Baías no Pantanal.

O fogo como fator ecológico

O fogo controlado é parte integrante da dinâmica do Pantanal, favorecendo uma série de processos orgânicos importantes.

O manejo do fogo no Pantanal

Em climas secos, usos tradicionais do fogo, para limpar a vegetação e renovar pastagens, envolvem risco maior de incêndio.

Grandes incêndios no Pantanal

Dos incêndios de 2020, 98% foram causados por ação humana. Como repensar o manejo do fogo no cenário climático atual.

O Pantanal e suas regiões

O Pantanal não é uma paisagem única, mas um mosaico de sub-regiões com características próprias.

A flora do Pantanal

Uma panorâmica das espécies de árvores, herbáceas, plantas aquáticas e outras que vicejam no Pantanal.

Regime de inundação

Entenda como o ritmo de alternância de períodos de seca e de cheia, característico do Pantanal, influencia a vida no bioma.

Serra da Bodoquena

Qual é a relação entre a região de Bonito e o Pantanal? E o que anda turvando as águas cristalinas da bacia do rio Miranda?

Planície e planalto

A bacia do Alto Paraguai se estende por dois cenários naturais diferentes. Entenda quais.

Animais vertebrados

Das 600 espécies de aves, 270 de peixes e 170 de mamíferos que vivem no Pantanal, quais você acha que são exclusivas do bioma?

Animais invertebrados

Qual é a importância dos crustáceos, aracnídeos e insetos para a dinâmica de um ecossistema como o Pantanal?

A vegetação do Pantanal

As principais espécies encontradas na planície pantaneira e por que elas são tão preponderantes nas matas do bioma.

Artistas
pantaneiros

Com curadoria de Márcia Rolon, mini-vídeos mapeiam talentos artísticos e musicais do Pantanal, combinando testemunhos, sons e imagens.

Bianca Machado

Atriz, diretora de teatro e agitadora cultural.

Bolivar Porto

Fotógrafo, fez do Pantanal seu tema.

Daltro

Pintor e desenhista, trabalha em projetos sociais em Corumbá (MS).

Edson Castro

Artista plástico, inspira-se nas imagens da infância à beira do rio Paraguai.

Eduardo Martinelli

Maestro, instrumentista, educador, dirige a Orquestra Sinfônica de Campo Grande.

Enilson de Campos

Artesão e ceramista, cria imagens sacras pantaneiras.

Geraldo Espíndola

Compositor, músico e cantor fala de seus “recados ecológicos”.

Jusley Sousa

Educadora e contadora de histórias da cultura pantaneira.

Lucia Martins

Artista visual de Campo Grande (MS) fala de seus temas pantaneiros.

Márcia Rolon

Bailarina e diretora do Instituto Moinho Cultural, em Corumbá (MS).

Marcio de Camillo

Cantor, compositor e violonista.

Marlene Mourão

Poeta e artista visual, trabalha com serigrafia, ilustração e pintura.

Mauricio Copetti

Realizador audiovisual e fotógrafo radicado no Pantanal.

Paulo Simões

Músico, cantor e compositor carioca criado em Campo Grande (MS).

Salim Haqzan

Ator, diretor e fundador do GETT – Grupo de Experimentos e Truques Teatrais em Corumbá (MS).

Ruth e Luís Estevam

Músicos de formação erudita e educadores, vivem em Rio Verde (MS).

Sebastião de Souza Brandão

Artesão, segue uma tradição familiar na fabricação da viola de coxo.

Thamires Tannous

Jovem cantora e compositora mato-grossense radicada em São Paulo.

Victor Hugo Souza

Artista visual e ilustrador que trocou São Paulo por Corumbá (MS).

De formatos variados e acesso fácil, as ações de difusão do Documenta buscam ampliar com agilidade o universo de conteúdos fundamentais disponíveis sobre o Pantanal.