DI
FUN
DIR

Reportagens

Em sua primeira iniciativa junto à grande imprensa, o Documenta apoia uma série de reportagens sobre o Pantanal realizadas pelo fotógrafo Lalo de Almeida e o jornalista Fabiano Maisonnave e publicadas pela Folha de S. Paulo. A série aborda os impactos da ação humana e da crise climática no Pantanal.

pantanal sitiado

Pantanal está em risco por danos dos incêndios de 2020 e 3º ano de seca
dezembro 2021

Sem apoio governamental, áreas que sofreram com os incêndios de 2020, como os santuários da onça-pintada e da arara-azul, vivem recuperação lenta.

leia online

pantanal sitiado

Bolívia lidera preservação
dezembro 2021

Só 2% da área ocupada pela bacia do Alto Paraguai no Brasil recebem proteção ambiental; já país vizinho tem reservas que asseguram 46% de sua porção.

leia online

Pantanal SITIADO

Rio Taquari
outubro 2021

Um balanço em tom de denúncia do assoreamento do Taquari, em particular, entre diversos rios pantaneiros, reflexo de uma tragédia ambiental que precede os grandes incêndios.

leia online

Pantanal SITIADO

Fogo na Transpantaneira
setembro 2021

A reportagem registrava o início preocupante da temporada de incêndios, que àquela altura já haviam destruído 7 mil hectares no entorno da rodovia Transpantaneira.

leia online

Pantanal SITIADO

Alto Paraguai
julho 2021

Na primeira matéria da série, repórter e fotógrafo percorreram mais de 1000 quilômetros na região da bacia do Alto Paraguai para mostrar os efeitos das hidrelétricas, dos agrotóxicos e do desmatamento na vida dos moradores.

leia online

De formatos variados e acesso fácil, as ações de difusão do Documenta buscam ampliar com agilidade o universo de conteúdos fundamentais disponíveis sobre o Pantanal.