pantanal em foco

O que acontece no Pantanal.
Uma parceria ((o))Eco, SOS Pantanal e Documenta Pantanal

Homem esfaqueia sucuri às margens de rio

Reprodução da matéria de  Michael Esquer da plataforma ((o)) Eco.

Um homem foi filmado esfaqueando uma sucuri às margens do que seria o rio Cuiabá. O caso foi divulgado pelo Gazeta Digital na terça-feira (25), que disse ter recebido o vídeo através do canal de interação do portal. Segundo o site, o episódio teria acontecido no Distrito do Sucuri, em Cuiabá (MT). 

A ((o))eco, porém, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) disse não ter recebido nenhuma denúncia sobre o caso. A filmagem, recebida pela imprensa nesta terça, foi encaminhada pela pasta a sua Coordenadoria de Fauna. 

No registro, o homem é filmado por outra pessoa, que ri a todo momento. Pelo vídeo, nota-se que ele está pescando no local. 

Nesta quarta-feira (26), a Sema-MT disse que, por tratar-se de crime ambiental, a investigação é conduzida pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema). 

A assessoria da Polícia Judiciária Civil, por sua vez, disse que a Dema tomou conhecimento do vídeo, mas não identificou a pessoa e nem o local onde ocorreu o episódio. “A Delegacia vai continuar a apuração para saber se, de fato, a situação ocorreu em Mato Grosso”, diz trecho de nota enviada à reportagem. 

De acordo com o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, a multa para quem pratica maus-tratos, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos varia de R$ 500 a R$ 3 mil por pessoa.