Reprodução da Reportagem de Michael Esquer da plataforma ((o)) Eco.
As atrizes Leticia Salles e Malu Rodrigues iniciaram, nesta quarta-feira (20), uma expedição que irá percorrer três unidades de conservação (UCs) no Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense. As atividades, que duram até segunda-feira (25), fazem parte da ação “Um Dia no Parque”, realizada pela Rede Pró UC e SOS Pantanal, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da conservação da biodiversidade.
“É fundamental que nossa sociedade entenda e conheça o valor dessas áreas. A melhor forma de fazer isso é conhecendo. Um dia no Parque serve para que todos conheçam e desfrutem das nossas áreas protegidas. Só defendemos o que amamos, só amamos o que conhecemos”, explica Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró-UC. Ela conta que o país tem mais de 2,5 mil UCs que ainda são pouco conhecidas, apesar de serem extremamente importantes pelo fornecimento de água e outros serviços ambientais – fundamentais para a sobrevivência humana.
Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, neste ano, a jornada na maior planície inundável do mundo intitulada como “Expedição Pantanal – Um dia no Parque” contará com as participações das atrizes que interpretaram Irma e Filó na primeira fase do remake em exibição na TV Globo. Acompanhadas da SOS Pantanal e da Rede Nacional Pró UC, Leticia e Malu terão a oportunidade de conhecer três modelos de UCs que atuam na preservação e equilíbrio do ecossistema.
O primeiro deles é o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense; o segundo é o Parque Estadual do Encontro das Águas; e o terceiro, a RPPN Acurizal, na Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul. Além disso, a expedição também promoverá a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de combate a incêndios florestais para a equipe do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense.
Para o biólogo Gustavo Figueirôa, diretor de Comunicação e Engajamento do Instituto SOS Pantanal, o fortalecimento e expansão das unidades de conservação são primordiais para a proteção dos biomas do Brasil. “É importantíssimo a gente estimular a sua criação e a destinação de recursos para que tenham capacidade e autonomia para se autogerirem. Por meio de imagens de satélites observamos que as áreas que abrigam unidades de conservação e lei de proteção possuem menos riscos de serem desmatadas. Vemos, por exemplo, que o entorno do Parque Nacional do Iguaçu está todo desmatado, e dentro do parque é possível avistar o maciço de mata”, afirma.
Observação de onças
No penúltimo dia (24) de expedição, Leticia e Malu também participam de um tour de observação de uma das protagonistas da novela e um símbolo da fauna pantaneira: as onças-pintadas. A atividade ocorre no Parque Estadual do Encontro das Águas.
Como participar
Para participar da campanha “Um Dia no Parque”, basta acessar a página da ação na internet. Na plataforma, os visitantes podem pesquisar a UC mais próxima de casa em todo o país, com o apoio de um mapa interativo e filtros. Outra alternativa para acompanhar a programação de atividades são as redes sociais do Um Dia No Parque.
Pantanal em Foco: uma parceria ((o)) Eco, SOS Pantanal e Documenta Pantanal.